sexta-feira, 15 de novembro de 2013

UEM e mais cinco estaduais assinam convênio com TCE




O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e seis universidades estaduais, entre elas a UEM, assinaram, nesta quarta-feira (13), convênio inédito para auditar a implantação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11) nas prefeituras paranaenses. O novo projeto de auditoria social, denominado LAI Social, vai avaliar o cumprimento da legislação, inicialmente, em 72 prefeituras com mais de dez mil habitantes.

"O Tribunal de Contas avança cada vez mais para garantir a transparência dos agentes públicos, o que possibilita a fiscalização por parte da sociedade e, a partir de agora, terá as instituições acadêmicas, com seus alunos e professores, como parceiros", destacou o presidente do TCE, Artagão de Mattos Leão, durante a solenidade.

Além da UEM, assinaram convênios com o TCE a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste Paranaense (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). A princípio, são 16 professores e 56 alunos envolvidos. O trabalho será desenvolvido em campo a partir do mês de fevereiro de 2014.

Critérios - Este novo projeto de auditoria social - modelo que oferece aos cidadãos, às comunidades e aos beneficiários da ação governamental a oportunidade de participar ativamente do controle social da gestão pública - tem o Tribunal como órgão patrocinador, financiador, coordenador-geral e executor. Os portais da transparência dos municípios serão avaliados com base nos critérios de atualização, autenticidade, integridade, navegabilidade, usabilidade e acessibilidade.

Também será averiguada a consistência das informações disponibilizadas e se a linguagem é acessível ao cidadão comum. Outro item a ser verificado é a possibilidade de acesso externo a estes conteúdos, em formatos abertos e estruturados, bem como a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos.
O LAI Social conta com o apoio da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e da Rede de Controle da Gestão Pública - Paraná. A evolução dos trabalhos poderá ser acompanhada, também, na página da Auditoria Social no Facebook.

Parceria - Na solenidade, o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, afirmou que o projeto mostrará integração entre a universidade e a comunidade "na construção de um profissional-cidadão, que vai colaborar de maneira construtiva com a sociedade".
Por sua vez, o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, disse que a instituição vai avaliar 29 municípios dos 52 de seu raio de atuação. "Trata-se de um projeto de importância fundamental, porque possibilita que os alunos também se transformem em cidadãos, com a interação entre a academia, o TCE e as prefeituras, com benefícios diretos para a sociedade", destacou.

Representando a UEL, a vice-reitora Berenice Quinzani Jordão destacou que o projeto trará benefícios tanto para as prefeituras quanto para acadêmicos das várias áreas do conhecimento que participarão da iniciativa, contribuindo, inclusive, para o desenvolvimento regional.

Da mesma opinião é o reitor da Uenp, Rinaldo Bernardelli Junior, que aproveitou a ocasião para agradecer ao presidente Artagão o trabalho que vem sendo realizado pelos auditores do TCE junto às universidades, especialmente na orientação aos reitores.

Finalmente, o vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio de Souza, destacou o papel do TCE na função de educar o gestor público sobre o correto uso dos recursos, na transparência de seus atos e na formação dos cidadãos para o controle social.


UEM

Nenhum comentário: