domingo, 3 de novembro de 2013

Ipea lança livro em Maringá




O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, realiza, no dia 12 de novembro, em Maringá, o lançamento do livro Território Metropolitano, Políticas Municipais. A atividade faz parte da programação do III Seminário Segregação e Crescimento Urbano na Região Metropolitana de Maringá, promovido pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM. Na ocasião, também está prevista a realização de uma mesa-redonda com o mesmo tema do livro. Em ambas ações, está confirmada a participação de dois dos três organizadores da obra: Bernardo Alves Furtado e Cleandro Krause. Não virá Karla Christina Batista de França. 

Segundo informações publicadas pela Assessoria de Imprensa e Comunicação do Instituto, a proposta do livro “é analisar a questão metropolitana no Brasil, considerando os aspectos políticos, institucionais e financeiros, na sua interface com as recentes políticas setoriais e fiscais no território”. Além de contemplar as políticas setoriais e fiscais com intuito de trazer subsídios a políticas públicas sobre a temática, a obra agrega dez artigos assinados por pesquisadores do Instituto e membros da academia. O capítulo sobre ingovernabilidade metropolitana e segregação socioespacial, por exemplo, é de autoria da coordenadora do núcleo maringaense do Observatório das Metrópoles, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/UEM (PPP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM (PGC), Ana Lúcia Rodrigues. 

As atividades do seminário, que serão desenvolvidas nos dias 12 e 13 de novembro, na UEM, Bloco B-33 (PDE), começam com mesa-redonda sobre O Processo de Ocupação do Câmpus-Sede da UEM de 1989 a 2013, às 13h30. A solenidade de abertura será a partir das 19h30. Logo após, será realizada a mesa-redonda sobre Território Metropolitano, Políticas Municipais e o lançamento do livro do Ipea. No dia 13, estão programadas mais quatro mesas-redondas.  

O Seminário é promovido pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, Observatório das Metrópoles (nacional), PGC, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com apoio do Ipea, PPP, Departamento de Ciências Sociais/UEM, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/UEM, UEM. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 11 de novembro pelo site www.cch.uem.br/observatorio. Mais informações na sede do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM, Bloco 5, sala 8, ou pelo telefone (44) 30114287.

UEM


Nenhum comentário: