sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CAECO assina Nota de Repúdio contra atitudes machistas praticadas durante a eleição do DCE da UEM


Sabemos que as atitudes vistas e relatadas na Nota, a seguir, não são compactuadas pela maioria da Chapa 2 - Agora só falta você e pelos seus apoiadores, contudo, o Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO), REPUDIA VEEMENTEMENTE as atitudes machistas de alguns de seus participantes e apoiadores ocorridas durante toda a eleição da última terça-feira. 

Não podemos ser coniventes e se calar diante de tais acontecimentos, muito menos naturalizar tais práticas, sejam elas praticadas por quem quer que seja. Que tais práticas nunca mais voltem a ocorrer em nossa Instituição.

NOTA
No dia 12 de novembro, aconteceu a eleição para o Diretório Central dxs Estudantes da Universidade Estadual de Maringá, na qual duas chapas concorriam: Chapa 1 – Movimente-se UEM e Chapa 2 – Agora só falta você.

Durante esse dia, vários episódios lamentáveis aconteceram com nossas companheiras, que sofreram com o MACHISMO dos militantes da chapa 2, composta pela Juventude do PT e pela União da Juventude Socialista (UJS/PC do . Nós do Coletivo Feminista Maria Lacerda, da ANEL – Maringá, do Movimento Mulheres em Luta – Maringá, UJC, CAEF, CAFF, CANAC, CAECO, Rompendo Amarras apoiadoras e integrantes da chapa 1: Movimente-se UEM, REPUDIAMOS as atitudes machistas dos participantes da chapa 2.

Os anos anteriores de eleições do DCE-UEM já haviam provado que os militantes da JPT e UJS, se utilizam de métodos de baixo nível para ganhar as eleições. Porém, nessa última eleição um outro método, ainda mais covarde, foi utilizado: através de comentários e atitudes machistas, os integrantes da chapa 2 tentaram desestabilizar mesárias, fiscais e até mesmo integrantes da Comissão Eleitoral, xingando-as de vadias e biscates, além disso, houve uma tentativa de agressão. Durante o dia, uma integrante da Chapa 1, caloura do curso de Ciências Sociais, que estava de fiscal na urna das engenharias, foi humilhada por um integrante da Chapa 2, pois segundo a lógica machista desse companheiro, ela deveria namorar um veterano, pois só assim uma mulher poderia posicionar-se politicamente como ela fez durante uma discussão.

Entendemos que as mulheres enfrentam muito mais dificuldades que os companheiros para se inserirem no Movimento Estudantil e que nós devemos travar uma batalha para aproximar ainda mais mulheres e consolidá-las no movimento! Nesse sentido não queremos “inclusive” as mulheres em nosso grupo, queremos PRINCIPALMENTE as mulheres!

Por acreditar que o movimento estudantil deve combater não só os problemas estruturais e administrativos da Universidade, mas também e principalmente, deve estar na luta contra todas as formas de opressão e deve lutar pela desconstrução da lógica patriarcal, na qual a sociedade capitalista está inserida, que também é reproduzida no meio acadêmico, enfatizamos nosso REPÚDIO às práticas dos membros da “Agora só falta você”. A chapa que dizia representar TODAS as vozes da Universidade demonstrou que NÃO representa as vozes das mulheres e que, portanto, não é uma chapa plural e de luta.

Atualmente há uma forte organização de mulheres em Centros Acadêmicos e DCEs, setoriais de partidos e coletivos pelo Brasil no qual têm como objetivo disseminar a discussão das opressões e conscientizar que existe sim MACHISMO, que existem diversas violências de gênero – físicas, psicológicas, e que o patriarcado continua vigente colocando as mulheres em posição de inferioridade. De maneira geral objetivamos disseminar a discussão das opressões e, por meio desse debate, mostrar que o machismo ainda existe na sociedade.

Nesse sentido, duvidamos que a gestão da Chapa 2 – Agora Só falta Você, estará ao lado das mulheres, dos negros e dos homossexuais estudantes da UEM, lutando contra as opressões, pois se no processo eleitoral foi assim, temos certeza que na gestão não será diferente, isto é, a pauta das opressões não terá mais espaço no DCE-UEM.

Por termos a clareza disso e de que essa chapa NÃO REPRESENTA AS MULHERES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, nem os companheiros que apoiam e lutam ao lado dessas mulheres, mais uma vez, REPUDIAMOS as práticas da Chapa 2 durante as eleições do DCE. E aproveitamos a nota para dizer que: Sem dúvida, tudo que aconteceu só nos deu mais força para continuar lutando contra todas as formas de opressão e pela construção de um movimento democrático, independente e FEMINISTA!


"Sendo homens e mulheres seres complementares na produção e na reprodução da vida, fatos básicos da convivência social, nenhum fenômeno há que afete a um, deixando de atingir o outro sexo" (H. Saffioti)


Assinam essa nota:
Coletivo Feminista Maria Lacerda;
ANEL – Maringá,
Movimento Mulheres em Luta – Maringá;
UJC;
CAEF;
CAFF;
CANAC;
CAECO;
Rompendo Amarras;

Apoiadoras e integrantes da chapa 1: Movimente-se UEM.

Nenhum comentário: