quinta-feira, 31 de outubro de 2013

UEM adere ao programa de mobilidade nacional para graduação




A Universidade Estadual de Maringá (UEM) firmou parceria com as universidades filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para participação do programa de Mobilidade Acadêmica Nacional. A adesão da UEM ao acordo de cooperação foi firmado pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho, que participou do 53º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, realizado de 23 a 26 deste mês, em Foz do Iguaçu. As bases de funcionamento do programa foram apresentadas durante o evento e o acordo assinado pelo novo presidente da entidade, Carlos Fernando de Araújo Calado.

O programa vai beneficiar diretamente estudantes de graduação das universidades estaduais e municipais de todo o País uma vez que as instituições de ensino superior associadas à Abruem poderão enviar e receber seus acadêmicos a qualquer outra universidade que tenha aderido ao programa. Dessa forma o aluno poderá cursar até um ano na universidade do seu interesse.

Segundo adiantou o reitor Júlio Santiago Prates Filho há um cronograma pré-estabelecido para que as instituições disponibilizem as vagas de cada curso para mobilidade e também os prazos de inscrição. Definido isso deverá então divulgar entre todas as universidades “Todos esses dados logo estarão disponíveis aos interessados em se inscrever no programa,”, afirmou o reitor, destacando que a UEM está trabalhando para o cumprimento de todos os prazos estabelecidos.

Prates Filho ainda destacou o trabalho da entidade na criação desse programa de mobilidade. Para ele, “o grande beneficiado é o acadêmico de graduação, que poderá ampliar seu conhecimento e experiência pessoal pela facilidade de acesso à diversidade cultural em diferentes regiões do Brasil”.

Evenilde Benedito, assessoria de Cooperação Internacional da UEM, salienta que a exigência inicial do programa de mobilidade é que o discente tenha concluído, pelo menos, 20% da carga horária de integralização do curso de origem. Claro que também é necessário considerar a disponibilidade de vagas e a possibilidade de matrícula nas disciplinas pleiteadas pelo estudante na instituição receptora. Os critérios de avaliação para receber os estudantes serão estabelecidos pelos coordenadores de cada curso, segundo informou a assessora.

Atualmente, 38 universidades estaduais e municipais brasileiras compõem a Abruem. Elas estão espalhadas em todo o Brasil e englobam instituições de renome como a Universidade de São Paulo (USP), por exemplo.

UEM


Nenhum comentário: