quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Superação de desigualdades será tema de seminário


Com intuito de contribuir com o desenvolvimento da Região Metropolitana de Maringá, o Observatório das Metrópoles Núcleo UEM promove, nos dias 12 e 13 de novembro, no Bloco B-33 (PDE), o III Seminário Segregação e Crescimento Urbano na Região Metropolitana de Maringá. O evento agrega, além da apresentação de pesquisas estritamente relacionadas ao subtema dessa edição O Direito à Cidade para a Superação das Desigualdades, a realização de mesas-redondas com a presença de debatedores renomados no cenário científico, para incrementar a análise sobre a realidade vivenciada em âmbito regional e as possíveis medidas de superação com novas ferramentas de governabilidade, como a criação de um novo ente federativo e o Estatuto das Metrópoles – em andamento na Câmara dos Deputados.  

Os trabalhos serão apresentados pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM (PGC), da disciplina Estrutura Social e Segregação Urbana; também da disciplina de Sociologia Urbana dos cursos de graduação em Ciências Sociais e Arquitetura e Urbanismo da UEM. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas) também participa do seminário com debate a respeito da temática governabilidade no território metropolitano, a partir dos resultados de pesquisas realizadas pelo Observatório das Metrópoles em parceria com o próprio Instituto. Embora as atividades comecem às 13h30 com a mesa-redonda O Processo de Ocupação do Câmpus-Sede da UEM de 1969 a 2013, a solenidade de abertura será a partir das 19h30.  

O público alvo é a comunidade acadêmica, os atores das esferas pública, da sociedade e da iniciativa privada. O seminário, como distingue o Observatório das Metrópoles Núcleo UEM, é a oportunidade latente da difusão das informações de maneira a conformar a constituição da necessária consciência coletiva e a instruir suas ações na direção de políticas metropolitanas.  
O evento é uma promoção do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, Observatório das Metrópoles (nacional), PGC, INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com apoio do Ipea, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/UEM, Departamento de Ciências Sociais/UEM, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/UEM, UEM. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 11 de novembro pelo site www.cch.uem.br/observatorio

Mais informações na sede do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM, localizado no Bloco 5, sala 8, telefone (44) 3011-4287.

UEM



Nenhum comentário: