quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ação na Virada Cultural abordou políticas linguísticas e de letramento




No último sábado (26), a edição maringaense da Virada Cultural Paraná 2013 contou com a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de uma Virada Linguística, objetivando incentivar a leitura entre crianças e jovens. As atividades foram realizadas no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio, entre 10 e 16 horas.

A programação incluiu a distribuição gratuita de cerca de 350 exemplares de diversos gêneros e temáticas, englobando literatura infantil, literatura juvenil, literatura brasileira, literatura estrangeira, materiais didáticos, livros acadêmicos, gibis, revistas. Também foi montado um Varal Linguístico com informações sobre linguagem; houve contação de histórias, promovida pelo grupo Mediadores de Leitura, projeto do Centro Social Marista; e apresentação musical com Pedro Braga, com músicas cujas temáticas envolvem variações do português brasileiro. Nos semáforos da região, ainda foram distribuídos textos literários com informações sobre linguagem e variação linguística.

A Virada Linguística foi uma iniciativa dos alunos do quarto ano do curso de Letras da UEM, sob coordenação das professoras Neiva Maria Jung e Cristiane Carneiro Capristano. Segundo Cristiane, a ação cumpriu o objetivo, de sensibilizar a comunidade maringaense em relação a políticas linguísticas e de letramento que reconheçam e respeitem a diversidade linguística e cultural da cidade. Ainda de acordo com a professora, o evento teve um caráter não apenas de extensão, mas também pedagógico, já que contribuiu para a formação dos alunos, chamando a atenção para a importância da profissão do educador além da sala de aula. 

UEM


Nenhum comentário: