domingo, 11 de agosto de 2013

II Dia do Economista da UEM homenageará Dom Jaime Luiz Coelho





Além da programação que contará com Palestras, Painéis e Minicurso, o II Dia do Economista da Universidade Estadual de Maringá (UEM) irá homenagear o primeiro arcebispo da cidade, Dom Jaime Luiz Coelho, que faleceu na última semana aos 97 anos de idade. Dom Jaime desempenhou um papel importante na criação da UEM, que originou-se da junção das faculdades de Ciências Econômicas, de Direito, de Filosofia, Ciências e Letras e do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. Dessas instituições, a primeira a ser criada foi a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá, e a escolha do curso teve a influência direta de Dom Jaime.



O próprio arcebispo emérito contou, em entrevista concedida em 2005 ao Jornal da UEM, que o então deputado estadual Néo Alves Martins o procurou para sugerir a implantação de um curso de Direito. No entanto, Dom Jaime argumentou que Economia atenderia melhor às necessidades imediatas de um município em franco crescimento. Assim, em 1960, foi implantada a faculdade de Economia, com Dom Jaime como o primeiro diretor. Na data de inauguração, o arcebispo fez questão da presença do governador Moysés Lupion. Para atender a vontade do arcebispo, Lupion, que estava em Paranaguá (a 521 quilômetros de Maringá) , alterou a rota e veio à Cidade Canção a tempo para a criação daquele que seria primeiro curso superior do município e também o embrião da atual Universidade Estadual de Maringá.

Com a criação das demais faculdades, em 1967, as conversas em torno da fusão já começavam a tomar corpo. Em fevereiro de 1969, poucos dias após a posse do prefeito Adriano Valente, foi criado o Grupo de Trabalho para a Implantação da Universidade, tendo Dom Jaime como um dos mais influentes membros que trabalharam para a concretização da UEM.
 


Dom Jaime recebeu várias homenagens da instituição. Em 1980, o então reitor Neumar Adélio Godoy (1978-1982) agraciou, formalmente, Dom Jaime Luiz Coelho com o título de Professor Honoris Causa da UEM. Nos aniversários de 35 e 40 anos da Instituição, Dom Jaime recebeu placas comemorativas. E no ano do jubileu de ouro do curso de Economia, em 2011, houve uma liturgia em homenagem ao arcebispo, pela importância que teve na escolha do curso.






Além da homenagem no II Dia do Economista, o Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira (CAECO), prepara um evento dedicado a contar toda a história de Dom Jaime, tanto na fundação do curso de Ciências Econômicas e da UEM, como de suas outras ações em Maringá. 

Com o título "Obrigado Dom Jaime", o evento deverá receber professores na ativa e aposentados, dentre eles José James da Silveira, que teve papel decisivo neste processo de surgimento do nosso curso e, posterior, universidade e hoje dá nome ao nosso Centro Acadêmico, e outras pessoas que conviveram com ele durante essa fase.

Nenhum comentário: