terça-feira, 26 de junho de 2012

CEBES defende a construção da UBS na zona sete e organiza Debate hoje na UEM - CAECO estará presente e declara apoio




CEBES DEFENDE A CONSTRUÇÃO DA UBS DO BAIRRO ZONA SETE NA VILA OLÍMPICA.

Em consonância com a lógica da municipalização, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá é de responsabilidade da esfera municipal de governo e tem por objetivo a garantia do acesso ao primeiro nível de assistência à saúde dos sujeitos em seu território.

A população do Bairro Zona Sete, estimada em torno de 30.000 moradores, aguarda pela construção de uma UBS desde o ano 2007 quando a Conferência Municipal de Saúde aprovou sua construção. Cabe salientar que não existe nenhum empecilho para a prefeitura construir esta UBS, haja vista que até o recurso financeiro foi repassado pelos governos federal e estadual desde o ano 2010.

É urgente uma UBS para a população do Bairro Zona Sete, para que seja desenvolvido o trabalho de atenção primária à saúde, indispensável para a saúde da coletividade; é urgente para “desafogar” o fluxo de pessoas atendidas na UBS da Vila Esperança, hoje, considerada referência também pelos moradores da Zona Sete.

Entretanto, não obstante essa urgência, para o Núcleo Regional Maringá do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) que tem por objetivo organizar e fomentar debates, estudos e pesquisas na área da saúde, além de lutar pela melhoria das condições de vida e de saúde do povo brasileiro, a UBS jamais pode ser construída no terreno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelas seguintes razões:

1) A construção e a administração da UBS, como já foi mencionado anteriormente, é de responsabilidade total da Prefeitura Municipal e não da UEM;

2) É imprescindível que toda UBS esteja localizada no terreno da Prefeitura. Sua localização em qualquer “área fechada” cria, de um lado, barreira natural para o acesso da comunidade externa à ela e, do outro, privilégio natural à comunidade interna. Ora, todo privilégio gera discriminação contrariando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de Universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde.

3) A gestão compartilhada entre os gestores municipal e estadual deverá gerar conflitos, em especial na contratação de profissionais e nos processos de trabalho, sinalizando assistência inadequada ou não assistência aos usuários.

O Núcleo do Cebes Regional Maringá indica e defende a construção da UBS do Bairro Zona Sete junto à Vila Olímpica que já concentra áreas estritamente ligadas à saúde, como restaurante popular e esporte, o que é consoante aos propósitos da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2008 de incentivar a promoção e o cuidado à saúde.

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO – CEBES REGIONAL MARINGÁ

Fonte: COORDENAÇÃO DO NÚCLEO – CEBES REGIONAL MARINGÁ






OFÍCIO Nº 01/2012

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) convida V. Sa. para encampar a luta pela construção imediata da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Zona Sete.

É importante informar a todos que a aprovação da construção de UBS na Zona Sete foi deli...berada na Conferência Municipal de Saúde de Maringá, em 2007, o recurso financeiro se encontra no Banco desde 2010 e espaço físico na Vila Olímpica não falta. Contudo, seis anos passados ainda não foi construída uma UBS na Zona Sete, não obstante tenha prova concreta da sua demanda.

Por isso, o CEBES está convidando entidades e instituições situadas, sobretudo, neste bairro para discutir a falta de cobertura em atenção básica da Zona Sete.

NO DIA – 26 DE JUNHO DE 2012
HORÁRIO - ÀS 19:30 HORAS
LOCAL – DACESE – BLOCO 125 - UEM

"VAMOS TODOS LUTAR CONTRA A FALTA DE COBERTURA EM ATENÇÃO BÁSICA DA ZONA SETE".




O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, desde sua criação em 1976, tem como eixo principal de seu projeto a luta pela democratização da saúde e da sociedade. Nesses mais de 30 anos de atuação, como centro de estudos que aglutina profissionais e estudantes, assegurou seu espaço como produtor de conhecimentos com uma prática política concreta, seja em nível dos movimentos sociais, das instituições do país e do parlamento brasileiro.

Durante toda sua trajetória, e cada vez mais, o CEBES continua empenhado em fortalecer seu modelo democrático e pluralista de organização; em orientar sua ação para o plano dos movimentos sociais, sem descuidar de intervir nas políticas e práticas parlamentares e institucionais; em aprofundar a crítica e a formulação teórica sobre as questões de saúde; em contribuir para a consolidação das liberdades políticas e para a constituição de uma sociedade mais justa em nosso país.


Convite feito pela COORDENAÇÃO DO NÚCLEO – CEBES REGIONAL MARINGÁ



CAECO estará presente e declara apoio total a construção da UBS na zona sete

Comprometido com as demandas sociais o Centro Acadêmico de Economia José James da Silveira - CAECO da Universidade Estadual de Maringá - UEM estará presente no Debate de hoje promovido pelo CEBES.

Em reunião da entidade realizada no último domingo (26) a Gestão UNIÃO 2012 deliberou pelo apoio total a construção da UBS na zona sete e se coloca a disposição da comunidade para ser um instrumento de apoio nesta legítima Luta dos moradores e da sociedade maringaense.

Após o Debate de hoje, embasado na visão e anseio dos moradores da zona sete o CAECO elaborará uma Carta de apoio e publicará em suas mídias sociais.

Nenhum comentário: