sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ofício enviado para a Comissão Eleitoral do CSA





Ontem pela noite e hoje pela manhã estivemos em sala de aula prestando esclarecimentos em relação ao Debate organizado pelo Centro Acadêmico de Direito. Como nos manifestamos, o mesmo se deu de forma anti-democrática e no nosso entendimento desrespeitou a Soberania do Centro Acadêmico de Economia como entidade máxima de representação dos acadêmicos do nosso curso.

Encaminhamos hoje o Ofício que segue completo abaixo para a Comissão Eleitoral do CSA e estamos aguardando o seu posicionamento.

Estamos muito chateados que uma eleição tão importante tome um rumo desse tipo e que envolvam o nosso Centro Acadêmico. Iremos nos posicionar de maneira firme e legítima para que a nossa Soberania seja preservada.









Maringá, 20 de abril de 2012


A Comissão Eleitoral,


Como é de conhecimento da comunidade acadêmica e externa o nosso Centro passa por um período eleitoral, onde na próxima quarta-feira (25 de abril) teremos a oportunidade de eleger o próximo Diretor e Diretor Adjunto do CSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas).

Dentro desse processo eleitoral encontra-se situada a referida Comissão Eleitoral, tendo como componentes representantes dos Professores, Técnicos e Discentes. Sendo essa eleita para normatizar de forma neutra o pleito eleitoral. Diante dessa prerrogativa viemos por meio desse nos manifestar.

Em Assembleia Geral dos Estudantes de Ciências Econômicas desta Universidade fora aprovado o Estatuto da nossa entidade, tendo sua legitimidade assegurada pelas instâncias superiores de nossa Instituição de Ensino, tendo em seu primeiro artigo:

Art.1 - O Centro Acadêmico de Economia, entidade civil sem fins lucrativos, partidários ou religiosos, com sede e foro nas dependências do campus sede da UEM, situado na Avenida Colombo, nº 5790, Bloco F-05, Jardim Universitário - CEP 87020-900, na cidade de Maringá, no estado do Paraná, é entidade máxima de representação, coordenação e orientação do corpo discente do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá.

                Diante dessa determinação temos a legitimidade de representar os acadêmicos de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá perante as instâncias que se fizerem necessária, como no caso a referida Comissão Eleitoral.

Fomos procurados pelo representante do Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho - Direito UEM para construirmos conjuntamente um Debate Eleitoral entre as Chapas concorrentes, iniciativa que parabenizamos por possibilitar a democratização do processo, embora o mesmo não seja democrático já que não temos assegurado o direito ao voto universal. Ficamos felizes pelo convite e tivemos uma conversa com o representante do referido Centro Acadêmico com o intuito de elaborar as normas do Debate, bem como a sua data, local e horário. Contudo, fomos surpreendidos ao saber que toda a estruturação do mesmo já estava pronta e que as duas Chapas por intermédio de Oficio já haviam recebido tais informações.

Diante disso solicitamos que a proposta de realização do Debate Eleitoral fosse encaminhada a referida Comissão Eleitoral com o intuito de normatizar o mesmo, encontrar uma data, horário e local para que as duas Chapas pudessem participar e que os acadêmicos de Ciências Econômicas pudessem ter as suas aulas transferidas para o mesmo. Infelizmente, o Debate na noite do mesmo dia foi divulgado nas redes sociais e no dia seguinte através de cartazes em nosso bloco. Reconhecemos o direito do Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho - Direito UEM de organizar tal evento, contudo, entendemos que o mesmo não se deu de forma democrática e não contou com a participação dos acadêmicos de Ciências Econômicas desta Universidade, que como já mencionamos, legalmente representamos. Ao mencionar no convite do Debate Eleitoral os acadêmicos de Economia, entendemos que houve uma vinculação indireta, dentro de uma perspectiva de interpretação que fazíamos parte da organização, como isso claramente não é verdade, entendemos que a nossa Soberania de entidade representativa dos acadêmicos de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá foi desrespeitada.

Temos ciência de que o referido Debate Eleitoral não passou pela referida Comissão Eleitoral, diante disso solicitamos:

1)                           Que a Comissão Eleitoral se manifeste publicamente, informando a comunidade que tal Debate Eleitoral não faz parte de seu cronograma eleitoral, sendo que esse partiu por uma iniciativa particular,

2)                           Procure através de seus legítimos instrumentos organizar um espaço para que ambas as Chapas possam efetivamente confrontar as suas ideias em um Debate Eleitoral democrático, contando em sua organização com todos os Centros Acadêmicos do CSA, dentro do possível, respeitando o já implantado calendário eleitoral.


Desde já, agradecemos a atenção da referida Comissão Eleitoral e nos colocamos a disposição de qualquer esclarecimento que se fizer necessário.

Atenciosamente,




Rafael Oberleitner Crozatti
Presidente
Centro Acadêmico de Economia da Universidade Estadual de Maringá

Nenhum comentário: